dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
 
De relevância científica, estratégica e política, a busca por alternativas  para produção de energia renovável se intensificou nesta década diante da possibilidade de escassez das fontes fósseis ainda neste século. Atendendo a estes cenários, foi publicado em 2006 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o Plano Nacional de Agroenergia 2006-2011 (PNA), apresentando formalmente o apoio do Governo Federal no desenvolvimento de ações para tornar o Brasil uma potência em agroenergia. Isso porque o país possui grande extensão territorial, um grande número de ecossistemas e a disponibilidade de muitas fontes naturais de energia, dentre elas as de origem vegetal e animal.
 
Após a publicação do PNA, criou-se também em 2006 o Centro Nacional de Pesquisa de Agroenergia, uma Unidade Descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) cujo acrônimo é Embrapa Agroenergia. Esta é uma Unidade Descentralizada de médio porte, composta por 53 a 162 empregados, atualmente com 90 vagas autorizadas pela Diretoria da Empresa. O corpo técnico e administrativo da Unidade contava com 85 empregados até Dezembro de 2011, sendo que 30 chegaram à Unidade em 2011. Mais de 60% do corpo técnico e administrativo atual do CNPAE tem alto grau de formação acadêmica (Mestrado e Doutorado), corroborando para a excelência na execução das atividades científicas e gerenciais.
 
Um fato importante advindo da expansão da Unidade é a alta participação do corpo de empregados em cursos e eventos gerenciais e técnico-científicos. As participações se deram em cursos, workshops, seminários, inaugurações, palestras, reuniões, visitas técnicas, congressos, convenções, dias de campo, exposições, feiras e mesas redondas realizados em âmbitos locais, regionais, nacionais e internacionais. Isso corrobora para ampliação da prospecção de temas de pesquisa e parceiros de projetos, além da formação gerencial necessária para a coordenação das atividades técnicas. Foram 123 participações em 2011, totalizando carga horária de 6.305 horas. 
 
O ano de 2011 também foi importante para a consolidaçao do portfólio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Foram submetidas 65 propostas a fontes internas (Sistema Embrapa de Gestão – SEG) e externas de fomento (CNPq, FINEP, BNDES e FAPESP), além de chamadas de parcerias nacionais e internacionais. Até o final do ano, foram aprovadas quase 40% das submissões, um número considerado expressivo diante da alta concorrência nas chamadas de projetos publicadas no Brasil e no exterior. Com este reforço, a carteira de projetos da Embrapa Agroenergia expandiu 20% e conta atualmente com 42 projetos, liderados ou em parceria. Conta também com parceiros de peso, como Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (Argentina), Fundação Oswaldo Cruz, Universidade de Brasília, Plant Research International B.V. (Holanda), Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de diversas Unidades da Embrapa, como Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), e Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF) e Embrapa Semiárido (Petrolina/PE).
 
Para ampliação deste portfólio e a execução de estudos científicos e tecnológicos em temas estratégicos, a Embrapa Agroenergia realizou em 2011 e realizará em 2012 eventos para agregar possíveis parceiros e discutir focos de pesquisa em temas como Biorrefinarias, Metabolômica, Produção de Pinhão-manso, Destoxicação e Reaproveitamento das Tortas de Pinhão-manso e Mamona, Microrganismos em Agroenergia e Biocombustíveis de Aviação.
 
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
CALDERÕN, J.
17/02/2012 - 12:15
Prezado SÚrgio!
Bons trabalhos seguem e vÛ-se um largo espaþo para avanþos em 2012.
Gostaria de salientar, pela experiÛncia em trabalhar com orgÔnicos, a utilizaþÒo da Torta de Mamona, bastante valorizada como insumo agrÝcola pela alta qualidade e procura que esta matÚria orgÔnica com sua riqueza deve ser destinada a produþÒo de alimentos, ou seja, a fabricaþÒo de fertilizantes orgÔnicos ou organominerais, isso, pois a torta traz alÚm das suas qualidades pelas concentraþ§es de nutrientes importantes para a nutriþÒo vegetal, principalmente o nitrogÛnio, a alta concentraþÒo do carbono e um agente natural sanitßrio do solo, que combate impiedosamente o nemat¾ide, ocorrÛncia de difÝcil tratamento, a ôRICINAö (proteÝna presente na semente da mamona, que permanece na torta e Ú considerada a mais potente toxina de origem vegetal, atua veementemente nos microrganismos nocivos do solo, que reduzem as produþ§es ), s¾ pela presenþa deste agente na torta de mamona e a sua concentraþÒo de carbono terÝamos argumentos suficientes para assim destinß-la exclusivamente produþÒo de fertilizantes em base orgÔnica. Uma pequena participaþÒo da Torta de Mamona em formulados de fertilizantes significa garantir um solo limpo e fÚrtil, e boa produtividade.
Assim proponho nas aþ§es elencadas pela EMBRAPA Agroenergia estudar outras fontes ôde energia ôoriginßria de Tortas, podemos citar e se ater bastante ao Bagaþo do Dende, em grande estßgio de desenvolvimento no Norte do paÝs, investimentos de grande porte, como Petrobras no Parß, e que Ú largamente processado para este fim nos paÝses sul asißticos, como a Malßsia.
Peþo que discutam e alinhem aþ§es Ós biomassas que nÒo teriam grande valor para a produþÒo de alimentos, para produþÒo de energia.
Grato,

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Agroenergia - Artigos já Publicados

Microrganismos: agentes de transformação de biomassa em insumos energéticos
24/02/2014

Sorgo sacarino: desenvolvimento de tecnologia industrial
30/09/2011

Produzir e distribuir alimentos requer energia
12/08/2011

Contribuições da química ao desenvolvimento científico e econômico
11/07/2011

Resíduos de biomassa: problemas ou soluções?
13/05/2011

Catálise enzimática produz biodiesel mais verde
21/03/2011

Processo de produção de biodiesel por rota supercrítica
16/02/2011

Agroenergia: uma oportunidade para integrar o saber e o saber fazer
03/01/2011

Agroenergia para óleos e co-produtos: Palmas para o biodiesel
19/03/2010

Pinhão manso: matéria-prima potencial para produção de biodiesel no Brasil
11/01/2010

Focando em soluções: da biomassa à energia
18/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Agroenergia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada